Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Aumento no preço do combustível

Para quem está com o tanque vazio a hora de completar é essa. Segundo "O Estado de São Paulo" o combustível deve subir 7% a partir da próxima semana e o óleo diesel cerca de 5%.




Segundo o mesmo o jornal a decisão já havia sido decidida pelo Ministério da Fazenda, com o aval do Palácio do Planalto, falta somente uma assinatura do ministro Guido Mantega.

Junto com o aumento no preço, outro aumento será a quantidade máxima permitida de etanol na gasolina que passará para 25%.

Esses aumentos estão sendo falados desde o ano passado, mas não custa nada ir andando com o tanque mais cheio, mas economia será pouca diferente do rombo nos bolsos de quem utiliza o carro diariamente.

Muito provavelmente as passagens de ônibus venham a aumentar também seguindo a alta dos combustíveis  mas este é outro assunto.


fontes
economia.uol

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pára-brisa trincado dá multa?

Muitas vezes uma pedrinha que o carro da frente joga bate no pára-brisa e faz aquele estrago, mas será que é passível de multa?



O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, através da Resolução Nº 216 de 14 de dezembro de 2006 define o que é permitido acerca da visibilidade e segurança dos pára-brisas.

O que é permitido, desde que não esteja na área crítica de visão do motorista, ou seja, metade esquerda do pára-brisa, exceto para ônibus, caminhão e micro-ônibus, é :

- Trinca não superior a 10 centímetros de comprimento;
- Fratura circular não maior que 4 centímetros de diâmetro;

Qualquer coisa diferente são debitados cinco pontos na carteira, multa de R$ 127,69 e o veículo fica retido até que o problema seja sanado.

Curiosidade:

Os pára-brisas dos carros mais novos utilizam vidro laminado no pára-brisa. O vidro laminado é composto por duas lâminas de vidro e uma folha de plástico. Essa proteção plástica impede que os estilhaços atinjam os ocupantes. Os outro vidros não laminados estilhaçam-se ao quebrarem.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Simulador de Direção Veicular

O Contran - Conselho Nacional de Trânsito decidiu que até 30 de junho de 2013 todas as autoescolas do país que tenham curso para formação de condutores de Categoria "B", deveram utilizar o Simulador de Direção Veicular.



Na prática a ideia é preparar melhor os futuros condutores utilizando ambiente virtual mais próximo possível da realidade. Lembra dos jogos de corrida, pois é, agora para tirar a habilitação categoria "B" é necessário ter no mínimo 5 aulas de 30 minutos no simulador.

Abaixo um vídeo para sentir com funciona.



Acho a iniciativa ótima, principalmente para quem nunca algum contato com um veículo. O único porém deve ser o valor da autoescola que deve subir.


Fontes:
http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/11/simulador-de-direcao-sera-obrigatorio-nas-autoescolas-partir-de-2013.html
http://www.denatran.gov.br/ultimas/20121101_simulador_aprova.htm
http://www.youtube.com/watch?v=AOdzWmEvCCk