Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Gasolina vale Ouro

A Petrobras anunciou na sexta-feira o reajuste de 4% no preço dos combustíveis,  a partir de sábado nas refinarias.

Pulando a discussão sobre o mérito do aumento ou sobre a quantidade de impostos que estão contidos nos preços dos combustíveis, o que chama a atenção são os postos aumentarem o combustível logo após o anúncio e com incrível sincronização.

Em Brasília além do combustível mais caro não existe concorrência de preços, se percorrer a cidade inteira a maior variação poderá chegar a no máximo 2 ou 3 centavos. Indo um pouco mais longe, nas proximidades da divisa com o estado de Goiás os preços tem uma maior variação chegando até 20 centavos mais barato o litro.

Aqui também existe uma lei que proíbe os supermercados de terem postos de combustível dentro, o que aumentaria a concorrência e talvez a variedade de preços.

Como já é de costume as passagens de ônibus devem aumentar logo em seguida por conta do aumento do preço do combustível.

Essa situação já existe a muito tempo e não parece que vai ter alguma mudança em breve. Movimentos, reclamações, andar de transporte público, bicicleta, tudo isso ajuda um pouco, mas não resolve. Nós no papel de consumidores não podemos fazer muito,
por que precisamos de locomoção e com o transporte público deficiente, só nos resta abastecer a R$ 3,12.

Na verdade começaremos a fazer alguma diferença quando fizermos valer nosso voto ano que vem, fazendo com que nossos representantes nos representem de verdade.