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terça-feira, 25 de setembro de 2012

Você sabe utilizar os faróis e lanternas do seu carro?


Quando dirijo à noite, vejo que muitos motoristas, ou por falta de conhecimento, ou porque acham "bonito", acendem o farolete(luz de posição) juntamente com os faróis de neblina.

Primeiro vamos ver o que o código de trânsito brasileiro define:
Luz de Neblina - luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.
Luz de Posição (lanterna ou farolete) - luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
Luz Alta - facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.
Luz Baixa (farol baixo) - facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo.

Primeiro ponto a debater é sobre a utilização de cada um de acordo com a nossa legislação.

Segundo o Artigo 40 nós motoristas somos obrigados a utilizar o farol baixo (não confundir com farolete) durante a noite.  Caso não respeite será aplicada uma multa. Infração média. Artigo 250.

Não há lei que impeça o uso simultâneo dos faróis de neblina dianteiros e do farol baixo, ou seja, não cabe multa. Não confundir a lanterna com farol baixo.

Sobre o farolete ou luz de posição, é usada com o fim de mostrar que o veículo está presente, podendo ser usada em caso de chuva forte, neblina ou cerração durante o dia.

O denatran recomenda (isso mesmo, não é obrigatório):
O uso, nas rodovias, de farol baixo aceso durante o dia para facilitar a sua visualização a uma distância efetivamente segura. Resolução nº18/98.

O que acham? Espero que tenha ficado mais claro.

Fonte: Lei 9503, Código de Trânsito Brasileiro, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9503.htm

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Cara e aquele maldito farol de xenon? Já ouvi falar que o problema é o ângulo que eles são instalados. Outros dizem que o lance é que precisa daquele jatinho de água pra poder andar com estes faróis, já que seria a sujeira que faria a luz "explodir". O que rola com esses malditos faróis que são bonitos, mas incomodam pra caramba?

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    1. Só pra não ficar anônimo aí em cima. :)

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    2. Então, hoje é proibida a instalação de xenon em carro que não tenha vindo de fábrica com ele. Esses carros que já são fabricados com xenon vem com alguns mecanismos anti-ofuscamento. Exemplo: se o carro tiver com muito peso na mala o farol é regulado automaticamente, outros acompanham em alguns graus a curva. Agora têm muitos que não vieram de fábrica, mas instalaram antes da proibição, estes tem que seguir as normas do contran o que nem sempre acontece.

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    3. só esclarecendo que o lavador de farol é obrigatório acima de 2.000 lúmens pelo fato de que a sujeira acumulada no farol pode mudar o foco, podendo ofuscar outros motoristas.

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  3. Existem também uns faróis de luz branca (Crystal Vision da PHILIPS, por exemplo...) que ficam bem legais nos carros, não são tão agressivas quanto as de xenon e iluminam muito melhor que as lâmpadas tradicionais. Será que existem algum impedimento pra a utilização dessas luzes brancas?

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  4. Pelo código de trânsito são permitidas as luzes brancas e amarelas, até aí tudo bem, o problema fica por conta da quantidade de luminosidade que é medida em lúmens que não pode ultrapassar o máximo permitido, se eu não me engano é 1000. Ou seja a lâmpada pode ser de 100w e ter menos lúmens que uma de 55w. Mas a principio não tem problema.

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