Quando dirijo à noite, vejo que muitos motoristas, ou por
falta de conhecimento, ou porque acham "bonito", acendem o
farolete(luz de posição) juntamente com os faróis de neblina.
Primeiro vamos ver o que o código de trânsito brasileiro define:
Luz de Neblina - luz do veículo destinada a aumentar a
iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.
Luz de Posição (lanterna ou farolete) - luz do veículo
destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
Luz Alta - facho de luz do veículo destinado a iluminar a
via até uma grande distância do veículo.
Luz Baixa (farol baixo) - facho de luz do veículo destinada
a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo.
Primeiro ponto a debater é sobre a utilização de cada um de
acordo com a nossa legislação.
Segundo o Artigo 40 nós motoristas somos obrigados a utilizar o farol baixo (não confundir com farolete) durante a noite. Caso não respeite será aplicada uma multa. Infração média. Artigo 250.
Não há lei que impeça o uso simultâneo dos faróis de neblina
dianteiros e do farol baixo, ou seja, não cabe multa. Não confundir a lanterna
com farol baixo.
Sobre o farolete ou luz de posição, é usada com o fim de mostrar
que o veículo está presente, podendo ser usada em caso de chuva forte, neblina ou
cerração durante o dia.
O denatran recomenda (isso mesmo, não é obrigatório):
O uso, nas rodovias, de farol baixo aceso durante o dia para
facilitar a sua visualização a uma distância efetivamente segura. Resolução
nº18/98.
O que acham? Espero que tenha ficado mais claro.
Fonte: Lei 9503, Código de Trânsito Brasileiro, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9503.htm
O que acham? Espero que tenha ficado mais claro.
Fonte: Lei 9503, Código de Trânsito Brasileiro, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9503.htm
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ResponderExcluirCara e aquele maldito farol de xenon? Já ouvi falar que o problema é o ângulo que eles são instalados. Outros dizem que o lance é que precisa daquele jatinho de água pra poder andar com estes faróis, já que seria a sujeira que faria a luz "explodir". O que rola com esses malditos faróis que são bonitos, mas incomodam pra caramba?
ResponderExcluirSó pra não ficar anônimo aí em cima. :)
ExcluirEntão, hoje é proibida a instalação de xenon em carro que não tenha vindo de fábrica com ele. Esses carros que já são fabricados com xenon vem com alguns mecanismos anti-ofuscamento. Exemplo: se o carro tiver com muito peso na mala o farol é regulado automaticamente, outros acompanham em alguns graus a curva. Agora têm muitos que não vieram de fábrica, mas instalaram antes da proibição, estes tem que seguir as normas do contran o que nem sempre acontece.
Excluirsó esclarecendo que o lavador de farol é obrigatório acima de 2.000 lúmens pelo fato de que a sujeira acumulada no farol pode mudar o foco, podendo ofuscar outros motoristas.
ExcluirExistem também uns faróis de luz branca (Crystal Vision da PHILIPS, por exemplo...) que ficam bem legais nos carros, não são tão agressivas quanto as de xenon e iluminam muito melhor que as lâmpadas tradicionais. Será que existem algum impedimento pra a utilização dessas luzes brancas?
ResponderExcluirPelo código de trânsito são permitidas as luzes brancas e amarelas, até aí tudo bem, o problema fica por conta da quantidade de luminosidade que é medida em lúmens que não pode ultrapassar o máximo permitido, se eu não me engano é 1000. Ou seja a lâmpada pode ser de 100w e ter menos lúmens que uma de 55w. Mas a principio não tem problema.
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