Honda Civic VTI
Com 160 cavalos de potência máxima a 7.600 rpm e 15,3 kgfm de torque máximo a 7.000 rpm, é um carro que trabalha com giro mais alto. Motor de 4 cilindros, 1.6 litros e 16 válvulas, ele chega a 215 km/h de velocidade final e pesando 1080 quilos a relação peso/potência fica 6,75 kg/cv. Faz de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Importado do Japão a partir de 1993 ele tem preços começando em torno de R$ 15.000.
Chevrolet Vectra GSI / Calibra
Dois modelos que a Chevrolet trouxe para o nosso mercado. Os dois tinham o mesmo motor que contava com 150 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque máximo a 4.600 rpm. Motor de 4 cilindros, 2.0 litros e 16 válvulas. Velocidade máxima de mais de 200 km/h e peso de 1235 quilos para o Vectra e 1245 para o Calibra a relação peso/potência na média de 8,25 kg/cv. Fazendo de 0 a 100 km/h em aproximadamente 10 segundos. O Calibra foi importado entre 1994 e 1996, mesmo tempo em que tivemos o Vectra GSI por aqui. O preço dos dois é bem parecido, começando em R$ 10.000 até mais de R$ 20.000 para modelos bem conservados.
Citroen Xsara VTS
Com 167 cavalos de potência máxima a 6.500 rpm e 20,1 kgfm de torque máximo a 5.500 rpm, motor de 4 cilindros, 2.0 litros e 16 válvulas, ele chega a 225 km/h de velocidade final e pesando 1190 quilos a relação peso/potência fica 7,12 kg/cv. Faz de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos. Esta versão com mais cavalos foi fabricado a partir de 1998 ele tem preços começando em torno de R$ 12.000.
De todos esses carrões o que mais impressiona é sem dúvida o Citroen Xsara por ter mais cavalos, ser mais rápido e com um motor 2.0 da década de 90 fazer em menos de 7 segundos de 0-100 km/h. O Civic VTI por outro lado até hoje é objeto de desejo dos apaixonados por velocidade, com poucas alteração o Civic fica muito mais "nervoso". Este modelo de Vectra não foi bem aceito na época pela forte concorrência em casa com o Chevrolet Monza e por isso não pegou muito, logo depois a GM lançou o Vectra B que fez bem mais sucesso, mas o motor 2.0 16V perdeu alguns cavalos importantes nessa transição.
fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário