Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dicas de como comprar carros usados

Algumas dessas dicas se aplicam aos carro novos, mas o foco principal são os seminovos ou usados.

Primeira Dica: decidir qual o carro comprar antes de ir comprá-lo, veja sobre preços, manutenção, se cabe na sua garagem, se sua mulher aprova, e se cabe no orçamento (será discutido em outro post).

De posse dessas informações muito importantes vamos à busca do futuro carro.

Segunda Dica: Leve sempre uma ou mais pessoas conhecidas, amigos, parentes e ou esposa junto quando for avaliar um possível carro. Além de pontos de vistas distintos, mais pessoas ajudam na hora de negociar dificultando a vida do vendedor. Agora são mais pessoas para ele convencer, mais olhos para ver defeitos,  mais perguntas e mais pedidos de desconto. Ainda evita um problema, que é fechar o negócio em momento de empolgação.

Terceira Dica: Nunca efetue a compra na primeira olhada. Pare, pense, repense e análise outras revendas e/ou anúncios. Eu sei que sempre parece que estamos perdendo a oportunidade da nossa vida, mas por experiência minha e de conhecidos a probabilidade de uma compra não tão boa é muito maior do que ter achado o melhor carro possível, com o melhor preço naquele momento. Lembre-se que estamos comprando e temos que demonstrar ser chato, criterioso e detalhista, afinal demos duro para conseguir o dinheiro ou iremos dar duro para pagar as prestações.

Quarta Dica: Além de fazer um test drive leve o carro ao mecânico e ao lanterneiro, esses profissionais, de preferência de sua confiança, vão poder dar um diagnóstico preciso da situação real do possante. Problema, não conhece nenhum dos dois, quando for fazer o test drive entre em alguma oficina(combine antes com o vendedor, se ele não aceitar, fuja!) aleatória e pergunte se eles cobram para fazer orçamento e mande verificar tudo. Se por algum motivo não existir essa possibilidade de levar o carro, exija nota fiscal e nada de assinar qualquer documento que mencione "no estado em que se encontra". Por lei a garantia é de 90 dias do carro todo e não só motor e câmbio como dizem por aí.

Quinta DicaQuanto à pintura, recomendaria também que jamais comprassem um carro molhado. Qualquer "abóbora" salpicada com gotas de água aparenta uma pintura impecável. Nunca tirem conclusões acerca da lataria olhando um carro em local escuro. A luz do sol é fundamental para se identificar imperfeições na lataria (retoques, pancadas de porta, massa...). [Contribuição do Yuka]

Isso aí pessoal essas são dicas para que seja evitada uma furada, não é nada 100% garantido, mas evitam muitas dores de cabeça.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quanto à pintura, recomendaria também que jamis comprassem um carro molhado. Qualquer "abóbora" salpicada com gotas de água aparenta uma pintura impecável. Nunca tirem conclusões acerca da lataria olhando um carro em local escuro. A luz do sol é fundamental para se identificar imperfeições na lataria (retoques, pancadas de porta, massa...).

    ResponderExcluir