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sábado, 29 de setembro de 2012

Chevrolet Celta - Avaliação do Dono

Pequeno, mas valente esse é o celtinha. Tivemos dois celtas, um branco e um preto, ambos fabricados em 2002. O GM Celta começou a ser fabricado aqui no Brasil em 2000 com o motor de 60 cavalos. Parece pouco, mas para um carro que pesava menos que 900 quilos era suficiente para uma direção urbana bem interessante. Ao passar de 100 km/h o motor gritava, mas chegava em 160 km/h com relativa facilidade, depois não posso dizer, pois não passei disso. Fazíamos uma média de 14 km/l aqui no trânsito de Brasília. A manutenção é bem tranquila neste modelo. Trocávamos o óleo e os respectivos filtros e nada mais! Fácil de estacionar e com designer bonito, faróis iluminam bem.

Frente que lembra o vectra

Pontos positivos: carro esperto até os 80 km/h, econômico tanto no abastecimento quanto na manutenção, direção leve para um modelo sem direção hidráulica, freios seguravam bem, mesmo sem assistência de discos na traseira ou ABS, custo beneficio excelente para quem quer um carro por menos de R$ 15.000 com visual bacana e que não arranca os olhos quando vai no mecânico. Retrovisores grandes. Marcador de combustível digital.


Calotas ao invés de liga-leve


Pontos Negativos: carro muito baixo, com muita frequência ralava nos quebra-molas,  pior ainda era com o carro cheio. Ele comporta bem quatro adultos e na parte da frente só um pode colocar o cinto de segurança por vez(bem apertadinho). Eu não considero o tamanho da mala um problema nesse carro, mas o suporte que segura o tampão dos alto-falantes é muito frágil. Este nosso modelo só tinha luz de ré na lanterna traseira direita, o problema aí era que toda vez que íamos dar ré alguém que não conhecia carro nos dizia: " Hei, sua luz de ré está queimada". Nada de conta-giros, ar condicionado, direção hidráulica, mas o que incomodava mesmo minha esposa era a ausência de espelho no quebra sol do lado do passageiro, isso mesmo, um espelhinho de  15x8 centímetros que deixaria o celta muito mais caro. Sistema do limpador de para-brisa não tinha o estágio ligado-espera-ligado, em caso de chuva bem fraquinha era o seu dedo na alavanca ligando e desligando para evitar o barulho da borrachinha seca.

Olhe a luz de ré de um lado só :)
Dicas para quem quer um celta:
Prefira os modelos de quatro portas e se possível pegue um modelo a partir de 2003, porque já vem com motor de 70 cavalos, o VHC. Este motor fazia mais barulho, mas andava melhor.
Quando estiver fazer análise da lataria retire o friso do teto, aquele de metal que protege o local onde de encaixam o bagageiro, em batidas fortes na traseira ou na lateral é feita uma emenda ali.
Olhe o carro por baixo, como este é modelo baixo muitas pancadas são levadas ali, comprometendo a descarga ou até mesmo amassando a caixa de ar.

É isso aí, recomendo o carrinho, até a próxima!

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