Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Oficinas Automotivas - Dicas para evitar prejuízos


Com o fim do ano chegando muitos donos aproveitam para fazer aquela revisão no possante. Muito cuidado! Escolha bem em qual oficina e qual o profissional que irá cuidar do seu carro, sua segurança está em primeiro lugar e o seu bolso agradece, afinal, o barato pode sair caro.

Como em todo lugar, existem os bons e os maus profissionais, e o pior de todos, o que não é nem profissional. Eu já tive várias experiências com todos os tipos.

A ideia não é falar mal de uma profissão e sim alertar para o cuidado que devemos tomar com qualquer tipo de serviço.

Outro fator muito importante é a honestidade. Normalmente os bons profissionais são honestos, mas o melhor para não ser enganado é ter alguma noção do serviço a ser executado.

Veja algumas dicas para evitar dores de cabeça.

Alguma noção é sempre bem vinda.
Muitas vezes somos passados para trás, em qualquer lugar, quando não sabemos NADA sobre o que estão falando. Para evitar isso utilize a internet, google ou youtube, existe muito material, vídeos, que podem te dar essa noção. Outra maneira é conversar com quem entende um pouco mais que você.

Indicação vale ouro
É muito melhor conhecermos alguma oficina por indicação. Aumenta muito as chances de um serviço de qualidade, evitando tiros no escuro. Funciona como um atestado de confiança da pessoa que indicou.

Regra dos três orçamentos
Sempre que possível faça vários orçamentos. Isso faz com que tenhamos varias listas de peças e serviços para serem comparadas a fim de evitar serviços desnecessários e ainda serve como aliado na hora de poupar algum dinheiro.

Nem sempre o preço é tudo
Não leve em consideração somente o preço. Observe o local, o atendimento, a organização, quanto tempo de mercado, quanto tempo de garantia, tempo para fazer o serviço, se as peças são originais ou paralelas.

Nota Fiscal
Exija nota fiscal com a descrição de tudo que foi feito junto com a garantia de cada peça/serviço executado.

Cuidados com objetos pessoais
Sempre que for deixar o carro em alguma oficina tente retirar todos os seus objetos pessoais do interior do carro. Oficinas são lugares com alta rotatividade de pessoas e podem acontecer furtos. A responsabilidade é da empresa, mas podemos fazer nossa parte. Caso precise deixar algo de valor no carro por algum motivo, chame um responsável para que ele tenha conhecimento e tome as devidas medidas.
Se acontecer de sumir alguma coisa, primeiro certifique-se que realmente o objeto estava no carro e agora não está mais (evite acusações infundadas). Tenho certeza que estava no carro, chame um responsável e educadamente peça para ele resolver o seu problema, caso ele não resolva, delegacia e nunca mais volte lá.

Tire todas as dúvidas
Sempre que possível esclareça suas dúvidas na hora. Isso evita desentendimentos futuros. Peça para ver as peças antigas que foram substituídas e os seus respectivos defeitos. Além de ser uma prestação de contas serve para aprendermos mais um pouquinho.

Carro zero pode te ajudar a evitar maiores transtornos.
A desvalorização do carro zero em alguns modelos é muito grande. A partir do momento em que ele sai da concessionária, o seu valor já perdeu uma parte. Mas espere, existem vantagens. As garantias oferecidas estão cada vez maiores e muitas marcas oferecem a revisão programada, onde o proprietário já sabe de antemão, mais ou menos, quanto irá gastar em cada revisão.

Boa sorte! E que tudo termine assim:



Nenhum comentário:

Postar um comentário