Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dicas sobre Seguro de Automóveis

Seguro do automóvel é aquele dinheiro que sempre temos em desembolsar, mas que na hora da necessidade quebra aquele galho.

A nomenclatura utilizada.

Apólice: documento emitido pela seguradora que contém todos os detalhes do seguro, valores e prazos e garantias. Normalmente é enviada depois da assinatura do contrato.
Prêmio: valor que o segurado paga anualmente para a seguradora podendo ser dividido.
Indenização: valor que a seguradora paga para o segurado quando ocorre algum.
Bônus: é um desconto concedido ao segurado na hora da renovação sem que tenha havido sinistro.
Franquia: valor pago pelo segurado em caso de danos parciais.
Sinistro: qualquer evento ou prejuízo que ocorra com o veículo (acidente, roubo etc.)

Seguro não é somente aquela taxa que ninguém gosta de pagar, mas chega todo ano. Só lembramos de reclamar até que um dia ocorre algo imprevisto, uma batida por exemplo. Nesse momento soltamos um "Ufa" ainda bem que tenho seguro.

O seguro consiste basicamente em uma serviço onde uma empresa assume o risco do seu automóvel e em contrapartida os segurados pagam um prêmio anual utilizando ou não algum serviço e sem direito a reembolso.
Normalmente o valor do seguro varia entre 5% e 10% do valor do carro. Depende do modelo, do perfil do condutor, se possui garagem, se utiliza o veículo para trabalho, essas e outras questões que definem o risco.


Tipos de Franquia


Franquia Normal
O segurado participa do prejuízo com um valor estabelecido previamente pela seguradora, de acordo com o modelo do veículo. O prêmio é menor comparado com a franquia reduzida. É recomendado para a maioria dos casos.

Franquia Reduzida
O segurado participa do prejuízo com um valor 50% menor do que aquele estabelecido pela seguradora como franquia normal. Nessa opção o prêmio aumenta. É recomendado para quem utiliza o seguro com mais frequência.


Veja algumas dicas para escolher o melhor seguro para o seu carro:

1 - Sempre que possível consulte um corretor de seguros, mesmo que vá fechar pela internet ou diretamente com alguma seguradora. O corretor já tem experiência no assunto e normalmente consegue um preço melhor.

2 - Nada de mentiras ou omissões, descreva rigorosa e detalhadamente o uso do carro e quem o dirige. A seguradora sempre fará uma análise antes de arcar com prejuízos.

3 - Não economize na cobertura, é melhor sobrar do que faltar. Gastos com terceiros ou danos físicos quando aumentados na cobertura representam um pequeno aumento no prêmio.



fontes

http://quatrorodas.abril.com.br/
http://www.rentcars.com.br/
http://www.inplusseguros.com.br/

Um comentário: