Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Toyota Etios - Novidade no Mercado

O novo compacto da japonesa Toyota se chama Etios. Feito para atingir o mercado dos países emergentes como o Brasil e a Índia onde ele já é fabricado desde 2010.



O exterior não impressiona, mas o interior possui bastante espaço. Com o velocímetro e o conta-giros(dependendo da versão) localizados no centro do painel semelhante aos da Citroen(digital) pode causar estranheza por ser analógico.


Não há computador de bordo e ajuste elétrico dos espelhos retrovisores em nenhuma versão, nem como opcional. As saídas de ar centrais ficam uma em cima da outra, nada funcional. Um limpador de para-brisa somente igual ao Fiat Mille(Uno).

Com motor de 1.3 litros de quatro cilindros e com 16 válvulas com aproximadamente 84/90 cavalos de potência e 1.5 litros com aproximados 92/97 cavalos de potência com gasolina e álcool respectivamente.



Versões

Etios 1.3: R$ 29.990 (duplo air-bag)
Etios 1.3 X: R$ 33.490 ( + direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção elétrica, freios ABS com EBD e desembaçador traseiro)
Etios 1.3 X com ar: R$ 36.190
Etios 1.3 XS: R$ 38.790 ( +  ar-condicionado,  rádio, CD player e entrada USB, conta-giros, e vidros e travas elétricas nas quatro portas,  maçanetas e retrovisores na cor do veículo)
Etios 1.5 XLS: 42.790 (+  grade cromada, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15', abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle e alarme)



O porta-malas tem somente 270 litros, 30 litros a menos que o do Hyundai HB20 e 15 litros a menos que o do VW Gol. Espaço interno maior e porta-malas menor.




Em 2013 a Toyota promete que irá fabricar aqui uma espécie de Etios Cross para tentar aumentar a aceitação brasileira. A ideia é melhorar o visual, colocar alguns acessórios e pronto. Nada mecânico será mudado. Adesivos, faróis escurecidos, muitos plásticos e personalização nos tecidos internos é o que será acrescentado nessa versão que deverá facilmente passar da casa dos R$ 40.000,00.



A maior vantagem desse modelo é a confiabilidade da Toyota aqui no Brasil, me arrisco a dizer que não venderá tanto quanto o Hyundai HB20 por conta do design, mas com certeza tomará um fatia do mercado das marcas já consolidadas.

fontes:
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/segredos/projecoes/conheca-o-toyota-etios-cross/3134
http://autossegredos.com.br/?p=32463
http://invertia.terra.com.br/carros-motos/noticias/0,,OI6161038-EI19500,00-Toyota+Etios+chega+em+versoes+conheca+e+veja+seus+rivais.html
http://www.vrum.com.br/app/306,19/2012/09/17/interna_noticias,45224/toyota-etios-e-lancado-nas-versoes-hatch-e-seda-com-precos-entre-r-29-990-e-r-44-690.shtml

2 comentários:

  1. Pois é... eu não gosto quando as montadoras ficam economizando em coisas que são, praticamente, irrelevantes para o preço do carro, como o limpador de para-brisa neste carro(até me provarem que a utilização de um limpador é mais eficiente que dois.... =p).

    ResponderExcluir
  2. eu acho que ter só um limpador é só para economizar mesmo, acho que eficiência não é melhor porque o tempo gasto para o limpador completar o seu curso é sempre maior do que com dois limpadores, o que leva a termos sempre maior tempo de "sujeira" no para-brisa.

    ResponderExcluir