Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dicas para negociar melhor

A habilidade de negociar é útil em qualquer área de negócios, especialmente na hora de comprar e vender carros.

Veja algumas dicas que podem ajudar na hora da negociação.

1 - Tudo pode ser negociado

Parece meio estranho, mas trazendo para o mercado automotivo pense da seguinte maneira. Na hora que for comprar tudo é possível, acessórios, cores, motores, modelos, preços, prazos, o comprador manda. Na hora de vender ouça todas as propostas, às vezes vender o jogo de rodas separado ou o som pode ser mais lucrativo.

2 - Preste bastante atenção

Ouvir tudo que o vendedor tem a dizer e dar tempo dele responder suas respostas. Muitas vezes a pressa e a falta de atenção tomam controle da situação o que é vantagem para o vendedor e desvantagem para o comprador. Ouça atentamente tudo que é prometido, leve propagandas. Anote se for necessário.
Caso esteja vendendo a dica serve para que a proposta recebida seja bem entendida, veja bem as condições do comprador em potencial.
Não interrompa. É melhor sempre receber mais informações.

3 - Planejamento

Sempre tente saber um pouco mais do carro que está comprando. Preços praticados no mercado, particulares e concessionárias, garantias, possíveis defeitos. Se for financiamento a regra é: NUNCA contabilize somente o valor da parcela, mas some também o valor do seguro, manutenções, IPVA e o combustível.
No caso de venda é obrigatório saber detalhes do seu carro mesmo que o tenha a pouco tempo. Última manutenção, consumo, defeitos, documentação.

4 - Peça muito e ofereça pouco

Sempre valorize o seu carro. Sabe aquela lei do desconto que só ganha quem pede? Ela se aplica na hora que for comprar. Não é necessário desvalorizar ou colocar defeitos no carro pretendido, só ofereça menos do que está sendo pedido. Geralmente os preços são colocados com uma margem para dar o desconto. Isso vale quando for vender. Coloque um pouco a mais. Todo mundo gosta de ter vantagem em uma negociação.

5 - Tenha argumentos

Tenha sempre em mente as razões que o levam a pedir mais no seu carro ou oferecer menos no outro. Nada de mentiras. Tudo tem um valor diferente para cada tipo de pessoa. Às vezes, aquele polimento ou lavagem do estofamento, cor diferenciada já servem como justificativa para manter sua posição. Mas Lembre-se da primeira dica.

6 - Tenha paciência

Muita calma na hora da compra tente explorar a pressa do vendedor. Eles sempre dão a impressão que temos pouco tempo.
Para vender mais paciência ainda, segure o preço que achar justo, nada de desvalorizar o seu carro. Claro que depende da sua situação.

7 - Não feche na primeira oferta

Como já alertamos aqui a primeira oferta por mais tentadora que seja é na grande maioria das vezes muito pior que as seguintes. No caso da compra, peça mais alguma coisa ou algum desconto.
Já se você for o vendedor muito provavelmente o lance oferecido não deve ser o pedido. Espere, pense, peça mais.

8 - Nada é de graça

Essa regra vale para tudo. Sempre que estiver negociando algum carro tenha em mente que tudo tem um valor, seja ele alto ou baixo. Fuja de algum lugar que insiste em te DAR alguma coisa. Lembre-se do preço final. Aquela conversa de que os tapetes e os frisos são de graça. Normalmente o anúncio diz compre um carro e ganhe os tapetes e os frisos. Tente comprar um carro e levar dois jogos de tapetes ou frisos a mais do que o seu carro comporta. Tudo tem um preço, negocie.
Se estiver vendendo nada de oferecer som de graça ou rodas de liga leve. O carro tem um valor com os acessórios e outro sem, utilize o poder de barganha.

9 - Negócio bom é vantajoso para ambos os lados

Aquela compra ou venda é tida como um bom negócio quando as duas partes envolvidas terminam ganhando. Não pense só em preço. Existem vários fatores que levam um comprador a ficar satisfeito com uma compra, eles vão desde um bom atendimento até um prazo mais curto de entrega.
Vendedor analise condições, trocas, troca de favores, muitas opções que vão além do dinheiro.

10 - Plano B

É bom sempre termos uma outra alternativa para não ficarmos "vendidos". Tente sempre demonstrar que essa não é a única opção. Quando de inicio já mostramos que fazemos qualquer negócio o prejuízo já começou ali. Utilize a sua barriga a seu favor. Está no meio de uma negociação que não vai nada bem. Pare tudo e vá fazer aquela refeição, tome um sorvete, por que não uma cerveja para esfriar a cabeça.


Este texto foi adaptado do artigo escrito por Márcio Miranda.
10 dicas para você negociar melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário