Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

Chevrolet Celta - Avaliação do Dono

Pequeno, mas valente esse é o celtinha. Tivemos dois celtas, um branco e um preto, ambos fabricados em 2002. O GM Celta começou a ser fabricado aqui no Brasil em 2000 com o motor de 60 cavalos. Parece pouco, mas para um carro que pesava menos que 900 quilos era suficiente para uma direção urbana bem interessante. Ao passar de 100 km/h o motor gritava, mas chegava em 160 km/h com relativa facilidade, depois não posso dizer, pois não passei disso. Fazíamos uma média de 14 km/l aqui no trânsito de Brasília. A manutenção é bem tranquila neste modelo. Trocávamos o óleo e os respectivos filtros e nada mais! Fácil de estacionar e com designer bonito, faróis iluminam bem.

Frente que lembra o vectra

Pontos positivos: carro esperto até os 80 km/h, econômico tanto no abastecimento quanto na manutenção, direção leve para um modelo sem direção hidráulica, freios seguravam bem, mesmo sem assistência de discos na traseira ou ABS, custo beneficio excelente para quem quer um carro por menos de R$ 15.000 com visual bacana e que não arranca os olhos quando vai no mecânico. Retrovisores grandes. Marcador de combustível digital.


Calotas ao invés de liga-leve


Pontos Negativos: carro muito baixo, com muita frequência ralava nos quebra-molas,  pior ainda era com o carro cheio. Ele comporta bem quatro adultos e na parte da frente só um pode colocar o cinto de segurança por vez(bem apertadinho). Eu não considero o tamanho da mala um problema nesse carro, mas o suporte que segura o tampão dos alto-falantes é muito frágil. Este nosso modelo só tinha luz de ré na lanterna traseira direita, o problema aí era que toda vez que íamos dar ré alguém que não conhecia carro nos dizia: " Hei, sua luz de ré está queimada". Nada de conta-giros, ar condicionado, direção hidráulica, mas o que incomodava mesmo minha esposa era a ausência de espelho no quebra sol do lado do passageiro, isso mesmo, um espelhinho de  15x8 centímetros que deixaria o celta muito mais caro. Sistema do limpador de para-brisa não tinha o estágio ligado-espera-ligado, em caso de chuva bem fraquinha era o seu dedo na alavanca ligando e desligando para evitar o barulho da borrachinha seca.

Olhe a luz de ré de um lado só :)
Dicas para quem quer um celta:
Prefira os modelos de quatro portas e se possível pegue um modelo a partir de 2003, porque já vem com motor de 70 cavalos, o VHC. Este motor fazia mais barulho, mas andava melhor.
Quando estiver fazer análise da lataria retire o friso do teto, aquele de metal que protege o local onde de encaixam o bagageiro, em batidas fortes na traseira ou na lateral é feita uma emenda ali.
Olhe o carro por baixo, como este é modelo baixo muitas pancadas são levadas ali, comprometendo a descarga ou até mesmo amassando a caixa de ar.

É isso aí, recomendo o carrinho, até a próxima!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Honda Civic SI - Avaliação do Dono

Começando com o pé direito(bem no fundo em se tratando do SI), vamos iniciar um nova série de posts. A avaliação do dono consiste em um texto escrito pelo próprio dono do carro, não é e nem precisa ser técnico, simplesmente falar sobre sua máquina do seu jeito, tudo o que você como proprietário apaixonado acha sobre seu carro.

Este por ser o primeiro post vai ser especial. Vai ser em dobro! Isso mesmo dois donos com suas avaliações aqui!

De um lado o Mal-Educado, Civic SI vermelho do nosso amigo Ricardo e do outro lado, nada menos que o Chapolin, Civic SI Vermelho do nosso amigo Yukamã. Para ler as avaliações basta clicar na imagem[estas são imagens tiradas do google images, mas no próximo vamos tentar colocar imagens do próprio],
vamos lá!

Chapolin



Mal-Educado

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dicas de como aproveitar melhor a viagem de carro


Com tantas promoções de passagens áreas viajar de carro tem ficado cada vez menos "atraente". Apesar disso muitas pessoas assim como eu gostam de colocar sua máquina na estrada, aqui vai algumas dicas para aproveitar ao máximo a viagem e evitar imprevistos.

Como anda a saúde do carro? As revisões foram feitas a risca? Passe em uma oficina ou na sua concessionária e peça um check-up geral do carro, muitos desses locais já tem uma lista de itens a serem checados, caso não tenha aqui vai uma lista dos principais itens que devem estar bons para que sua viagem não acabe antes da hora.

- pneus (faça balanceamento não esqueça do seu amigo de viagem step)
- motor (correia dentada, velas, cabos, sistema de arrefecimento)
- óleo do motor (é aconselhável trocar antes da quilometragem para não ter que trocar durante a viagem).
- freios (discos, pastilhas e óleo de freio).
- limpadores de para-brisa.
- suspensão ( buchas, amortecedores, batentes e faça alinhamento)
- filtros de: combustível, ar do motor, ar condicionado (cabine), gasolina.
- documentação do carro e habilitação (isso mesmo! Não é legal ser parado longe (nem perto) de casa com problemas de documento).
- lâmpadas todas funcionando.

Além desses, eu gosto de levar comigo:

- chave de roda BOA , as que vêm de fábrica são uma piada.
- reservatório (galãozinho) que dê para colocar água ou combustível(vazio ou com água, nada de colocar gasolina dentro do porta-malas)
- caixa de ferramentas com itens básicos: chave de fenda, fita isolante, alicate, entre outros( Mesmo que você não saiba nada de mecânica pode ajudar outra pessoa a te ajudar) :)  

Pronto, vamos viajar? Nada disso, é necessário saber o estado de conservação das estradas e se elas tem pedágio. Google Maps ajuda, mas o guia da quatro rodas ainda é melhor. As estradas estão ótimas, pesquise a localização dos postos de combustível, cem quilômetros sem um posto pode trazer uma dor cabeça grande se acabar o combustível.

Vai parar para dormir no caminho ou vai revezar com alguém? É bom ter uma ideia de locais com pousadas e hotéis.

Outra dica é sair um pouco mais cedo, tipo umas cinco horas da manhã para evitar o tráfego dos centros urbanos, não é nada legal começar a viagem estressada por conta de engarrafamento. Encha o tanque na noite anterior e duma bem.

Óculos escuros, um pouco de dinheiro (nem todo lugar aceita cartão), muitas músicas. Comidas leves para lanche rápido que não estrague rápido só para beliscar mesmo, água, suco e refrigerante, são bem vindas.

Com relação à bagagem a dica é organizá-la de forma que não fique solta e que não concentre todo o peso de um lado só.





quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dicas de como comprar carros usados

Algumas dessas dicas se aplicam aos carro novos, mas o foco principal são os seminovos ou usados.

Primeira Dica: decidir qual o carro comprar antes de ir comprá-lo, veja sobre preços, manutenção, se cabe na sua garagem, se sua mulher aprova, e se cabe no orçamento (será discutido em outro post).

De posse dessas informações muito importantes vamos à busca do futuro carro.

Segunda Dica: Leve sempre uma ou mais pessoas conhecidas, amigos, parentes e ou esposa junto quando for avaliar um possível carro. Além de pontos de vistas distintos, mais pessoas ajudam na hora de negociar dificultando a vida do vendedor. Agora são mais pessoas para ele convencer, mais olhos para ver defeitos,  mais perguntas e mais pedidos de desconto. Ainda evita um problema, que é fechar o negócio em momento de empolgação.

Terceira Dica: Nunca efetue a compra na primeira olhada. Pare, pense, repense e análise outras revendas e/ou anúncios. Eu sei que sempre parece que estamos perdendo a oportunidade da nossa vida, mas por experiência minha e de conhecidos a probabilidade de uma compra não tão boa é muito maior do que ter achado o melhor carro possível, com o melhor preço naquele momento. Lembre-se que estamos comprando e temos que demonstrar ser chato, criterioso e detalhista, afinal demos duro para conseguir o dinheiro ou iremos dar duro para pagar as prestações.

Quarta Dica: Além de fazer um test drive leve o carro ao mecânico e ao lanterneiro, esses profissionais, de preferência de sua confiança, vão poder dar um diagnóstico preciso da situação real do possante. Problema, não conhece nenhum dos dois, quando for fazer o test drive entre em alguma oficina(combine antes com o vendedor, se ele não aceitar, fuja!) aleatória e pergunte se eles cobram para fazer orçamento e mande verificar tudo. Se por algum motivo não existir essa possibilidade de levar o carro, exija nota fiscal e nada de assinar qualquer documento que mencione "no estado em que se encontra". Por lei a garantia é de 90 dias do carro todo e não só motor e câmbio como dizem por aí.

Quinta DicaQuanto à pintura, recomendaria também que jamais comprassem um carro molhado. Qualquer "abóbora" salpicada com gotas de água aparenta uma pintura impecável. Nunca tirem conclusões acerca da lataria olhando um carro em local escuro. A luz do sol é fundamental para se identificar imperfeições na lataria (retoques, pancadas de porta, massa...). [Contribuição do Yuka]

Isso aí pessoal essas são dicas para que seja evitada uma furada, não é nada 100% garantido, mas evitam muitas dores de cabeça.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Você sabe utilizar os faróis e lanternas do seu carro?


Quando dirijo à noite, vejo que muitos motoristas, ou por falta de conhecimento, ou porque acham "bonito", acendem o farolete(luz de posição) juntamente com os faróis de neblina.

Primeiro vamos ver o que o código de trânsito brasileiro define:
Luz de Neblina - luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.
Luz de Posição (lanterna ou farolete) - luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
Luz Alta - facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.
Luz Baixa (farol baixo) - facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo.

Primeiro ponto a debater é sobre a utilização de cada um de acordo com a nossa legislação.

Segundo o Artigo 40 nós motoristas somos obrigados a utilizar o farol baixo (não confundir com farolete) durante a noite.  Caso não respeite será aplicada uma multa. Infração média. Artigo 250.

Não há lei que impeça o uso simultâneo dos faróis de neblina dianteiros e do farol baixo, ou seja, não cabe multa. Não confundir a lanterna com farol baixo.

Sobre o farolete ou luz de posição, é usada com o fim de mostrar que o veículo está presente, podendo ser usada em caso de chuva forte, neblina ou cerração durante o dia.

O denatran recomenda (isso mesmo, não é obrigatório):
O uso, nas rodovias, de farol baixo aceso durante o dia para facilitar a sua visualização a uma distância efetivamente segura. Resolução nº18/98.

O que acham? Espero que tenha ficado mais claro.

Fonte: Lei 9503, Código de Trânsito Brasileiro, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9503.htm

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Guia dos carros - o seu blog sobre carros

Hoje iniciamos o Guia dos Carros. A ideia do site é trocar informações sobre carros.
Qual modelo comprar? Por que comprar? Valor de manutenção e seguro. Quais os itens devemos olhar? Cuidados na hora de vender. Qual a desvalorização do modelo? Problemas comuns que todos nós enfrentamos e que podem ajudar muitas pessoas. Muitas dicas e experiências.

Este vai ser nosso canal para compartilhar informações sobre esta nossa paixão. Conto com todos.

Faço a seguinte observação:
Não sou mecânico ou vendedor de automóveis ou qualquer outro profissional da área. Tenho muito afinco pela área, mas minha profissão é outra. Sou um apaixonado por carros que gostaria de trocar experiências, passar dicas e levantar questões.

Até mais.