Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alerta - Segurança dos Nossos Carros

Saiu ontem outro resultado da Latin NCAP (Latin New Car Assessment Programme - Programa de Avaliação de Carros Novos Latino) que mostra o quão seguros são os carros do nosso Brasil.

A Latin NCAP consiste em uma parceria entre a FIA(Federação Internacional do Automóvel), GNCAP(Global New Car Assessment Programme - Programa de Avaliação de Carros Novos Mundial), a Fundação Gonzalo Rodríguez, o BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o ICRT (International Consumer Research & Testing). O objetivo principal é fazer avaliações de segurança dos carros novos produzidos na América Latina e Caribe.

Não é novidade nenhuma que os carros que rodam aqui não possuem o mesmo nível de segurança do mesmo modelo que rode em algum país europeu, por exemplo, mas os resultados são muito abaixo do requerido e mostram o respeito que as montadoras tem conosco.


Existem alguns modelos incomuns para nós, brasileiros, nesses testes. Por exemplo, VW Polo com Air Bag não é muito comum por aqui, outra coisa é a versão do Renault estar sem Air Bag, é um opcional que vemos pouco nos Sanderos daqui, mas provavelmente aumentaria uma estrela para os adultos, pelo menos.

Os grandes destaques negativos ficam com o Sandero e o J3, o primeiro realmente me surpreendeu, pois a Renault é conhecida por fabricar carros seguros, vide Renault Clio e o Fluence que está nesse teste. Agora o J3 da chinesa JAC Motors era tido como incógnita nessa questão por ser um modelo relativamente novo.

O New Fiesta e o Honda City estão de parabéns por mostrar que segurança é um item importante para o mercado brasileiro. O Fluence foi bem, mas podia ter sido melhor.

Abaixo uma tabela mais completa.



Outro modelo que chama a atenção é o Toyota Corolla que recebeu 4 estrelas aqui, mas o mesmo modelo fabricado na Europa recebeu a nota máxima na Euro NCAP, 5 estrelas. 

Fica o alerta para nós consumidores antes de comprar ver se a classificação do carro no Crash Test, seja o Latino ou Europeu. As montadoras tem grande culpa nesses resultados, mas nós consumidores somos os responsáveis por adquirir modelos menos seguros.

Uma ideia interessante seria todo automóvel vir com um selo indicando a classificação daquele modelo em um Crash Test. Um dia chegaremos lá, quando o ar condicionado não for mais importante que Air Bags, por exemplo.


Fontes

http://revistaautoesporte.globo.com
http://latinncap.com/po/

2 comentários:

  1. Vergonhoso...passados mais de 30 anos, ainda temos carros com níveis de segurança iguais aos de uma Kombi, Corcel, Monza, Fiat 147 ...

    ResponderExcluir
  2. É bem por aí mesmo. Até que melhorou um pouco, mas comparado a outros países ainda estamos de carroça ehehhehe

    ResponderExcluir