Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dicas sobre Defeitos Comuns

Aqui na minha cidade antes de começar a chuva os buracos aparecem, agora imaginem em época de chuva como fica.

Sabe aquele barulho ao passar em um buraco, ou aquele rangido ao subir em um quebra-molas, todos os sinais diferentes do normal são dicas do carro para algum provável defeito. Vamos ver alguns principais que acontecem com mais frequência.

Carro tremendo ou balançando em movimento ou puxando para algum lado

Comece pelo mais simples e barato. Verifique a calibragem dos pneus, se estiver de acordo passe para o alinhamento e balanceamento da suspensão, não é caro e pode detectar outros problemas.

Barulho forte ao passar em irregularidades e falta de estabilidade principalmente em curvas

Possivelmente os amortecedores estão no final da vida. Verifique se tem óleo escorrendo pela caixa de roda. Aquele teste de empurrar o carro para cima e para baixo e ver se o carro continua balançando só diz se o amortecedor perdeu a função ficando mole, mas ele pode por exemplo ter perdido a eficiência ou ter travado, por isso é bom levar em alguma oficina. Outro jeito não tão simples é ir o olhando a roda do carro através de outro carro em um terreno irregular e ver se a rodar ficar tremendo o amortecedor "morreu".

Carro simplesmente apagou ou não quer pegar

Iniciando pelo mais simples, verifique se tem gasolina no tanque e se tiver acabado de abastecer provavelmente colocou combustível adulterado, depois cheque se não tem fusíveis queimados ou se o alarme ou corta-corrente está ativado. Caso tenha passado em algum buraco muito grande pode ser que o interruptor inercial tenha sido ativado desligando a bomba. Se nada disso mostrar alguma coisa o problema pode ser mais grave como injeção eletrônica, bomba de combustível ou no pior de todos os casos o motor enfartou.

Dou a partida e não faz nenhum barulho

Grandes chances de ser a bateria sem carga. Pode ser a bateria que esta ruim ou alternador não está gerando corrente para alimentá-la. Caso painel, faróis, som, vidros, funcionem sem problema pode ser que seja o motor de partida que parou de funcionar. Esses casos são facilmente identificados e os defeitos são sanados por um eletricista. Observação: quando a luz da bateria acende o problema é provavelmente no alternador.

Barulho ao frear

Indica que seus conjunto de discos e pastilhas de freio devem estar desgastados.

Carro apresentando falhas principalmente quando frio

Quando o carro está frio o motor precisa de mais combustível para chegar ao ponto ideal, normalmente bicos injetores sujos ou filtro de gasolina com capacidade comprometida podem ocasionar isso. Outra possível causa são cabos de vela, bobina ou velas comprometidas.

Quando em movimento barulho constante tipo um ronco

Pode ser que algum rolamento está sem ação podendo até travar uma roda ou pode ser que o seu pneu está "escamado". Alguns pneus pelo desenho são barulhentos mesmo, agora outros por algum defeito do pneu ou da suspensão ficam com a superfície irregular causando algum barulho.

Carro esquentando além do normal

Na maioria dos carros que tem o medidor de temperatura da água do motor ela deve ficar no máximo até o meio ou passar pouca coisa. Nunca deve chegar aquela faixa vermelha. Provavelmente ou água ou óleo esta faltando no seu carro. Pode ser que alguma mangueira furou ou esta vazando óleo. É bom verificar pelos menos semanalmente o nível da água e do óleo. E caso aconteça de a temperatura subir assim a dica é parar imediatamente, pois o prejuízo só tende a aumentar mais.

Ronco de carro esportivo ou de carro muito velho

Muito provavelmente a descarga esta com problemas, ou furou algum cano ou mesmo o silencioso, ou ela simplesmente soltou. Normalmente este tipos de barulhos são facilmente percebidos de dentro do carro.



Pessoal, essas são algumas dicas bem básicas. Sempre leve o carro para revisão e verifique água, óleo e calibragem dos pneus. Esses três coisas já garantem o básico. 

Sempre que puder use aditivo no radiador.


Um comentário: