O SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) é um programa criado pelo governo vai servir para monitorar a frota brasileira. Através de um chip instalado nos veículos e antenas espalhadas os órgãos de fiscalização poderão:
- Rastrear veículos furtados;
- Monitorar a velocidade em tempo real;
- Verificar situação do veículo;
- Restringir acesso a determinadas áreas sob pena de multa;
Segundo o DENATRAN os veículos novos produzidos a partir de 2013 deverão ter o chip instalado/habilitado no momento da vistoria. A principio o valor cobrado a mais ficará entre R$ 5,00 e R$ 20,00. Os usados também deverão instalar o mecanismo, no entanto terão um prazo maior, até meados de 2014.
Os carros que não possuírem o chip instalado cometerão infração grave mais cinco pontos na carteira.
Existem muitas vantagens que poderão ser obtidas com uso deste equipamento, por exemplo, monitorar o fluxo para evitar engarrafamentos ou de alguma forma informar a melhor rota, carros roubados terão uma chance maior de serem recuperados possivelmente abaixando um pouco o valor dos seguros.
As desvantagens estão relacionadas a perda de privacidade e custo maior para o licenciamento. Comparando os prós e contras é bem nítido que o balanço é positivo, o principal problema poderá ser a priorização a fim de fiscalização e não explorar as inúmeras vantagens para os motoristas e para o trânsito.
fontes
http://carros.ig.com.br/especiais/entenda+como+funcionara+o+chip+de+identificacao+do+veiculo/4448.html
http://taiada-blog.blogspot.com.br/2012/11/siniav-comeca-monitoramento-partir-de.html
http://www.denatran.gov.br/
Agora além das placas e chassis 'frios', teremos os 'chips' frios kkkkkkk
ResponderExcluirhehehehh com certeza, o estado da um passo e bandidagem dá dois.
ResponderExcluir