Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Volkswagen Santana - Novidade no Mercado

Recentemente apresentado na China e Alemanha o novo Santana tem os traços da família. Muito parecido com o Jetta ele vai vir para tentar alcançar as vendas que o Polo sedan não conseguiu. Vendido por aqui até 2006 ele já não era o sucesso de vendas de outrora e servia mais para frotistas e taxistas.



Com 480 litros de porta-malas e 4,47 metros de comprimento e entre-eixos de 2,6 m, o Santana é bem servido no quesito espaço.




A versão apresentada na China que provavelmente será a mesma aqui no Brasil no próximo ano vem com ABS, air-bags frontais e laterais, controle de estabilidade, ar condicionado automático, sensor de estacionamento e até teto solar, sendo estes últimos opcionais. As versões por lá são as mesmas adotadas aqui, TrendLine, ComfortLine e SportLine.





A principio o motor que irá equipar o modelo brasileiro será o já conhecido 1.6(EA111), mas com a novidade do cabeçote ser de 16 válvulas gerando 110 cavalos de potência.

O preço deve ficar em torno de R$ 50.000, mais barato que o Jetta e mais caro que o Voyage.




fontes

http://www.netcarshow.com/volkswagen/2013-santana/
http://www.autospies.com/images/users/turbox/main/2013%20Volkswagen%20Santana%201.jpg
http://caranddriverbrasil.uol.com.br

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Volkswagen Gol - Avaliação do Dono


Clássico de vendas até hoje, o gol tem muita história.

Abaixo uma avaliação enviada por nosso amigo Helio sobre o gol "quadrado".

Vantagens:

Tenho esse Gol 1000, ano 1993. É um ótimo carro, muito econômico sim, na estrada
faz tranquilamente 16 km por litro de Gasolina, e a manutenção é mínima.

Desvantagens:

O gol 1000 o motor é fraco, para resolver esse problema, fazer um motor colocando o
kit 1.6. Ficou excelente.

No momento tenho um G4 mas não conseguir desfazer dessa relíquia:




Aproveitando o tópico vou falar sobre o gol bola que tive por três anos.

Gol 95 preto versão Rolling Stones com motor 1.6 AP com injeção simples de um bico injetor, o famoso CLI.

A palavra que resume melhor este carro é resistência. Seja na cidade ou estrada de chão ele sempre estava pronto. Em três anos a única que vez que ele me deixou na mão foi quando o único bico injetor que ele tem quebrou.


Vantagens

Carro resistente, mecânica fácil de fazer em casa, bom de mercado, anda razoavelmente bem, manutenção muito barata, espaço interno bom e mala com tamanho razoável, anda muito bem e não bebe tanto.

Desvantagens

Seguro impraticável na época, pois é um carro muito visado por ladrões, direção muito dura sem assistência hidráulica, freios pouco eficientes, bancos desconfortáveis









terça-feira, 23 de outubro de 2012

Interruptor Inercial - Curiosidade

Também conhecido como Sistema Inercial de Incêndio ou Interruptor Inercial de Combustível ou Sensor de Inércia.

Sabe o que é?

É um dispositivo que corta o fluxo de combustível em caso de batidas.

Para que serve?

Evita que a bomba de combustível e consequentemente os bicos injetores continuem trabalhando em caso de batida. Com isso o risco de incêndio por curto-circuito diminui e em caso de capotamento o combustível não fica jorrando.

Onde fica?

Muitos carros ainda não tem, mas os que o possuem não ficam em um lugar na padronizado. A maneira de saber é seguir a fiação da bomba de combustível, pois o mesmo armado a desliga.

Como funciona?

Quando ocorre alguma batida ou pancada forte, tipo um buraco, o interruptor desliga a bomba de combustível. Normalmente para ligá-lo novamente é necessário simplesmente apertá-lo.


Então se o carro deu uma batida leve de forma que ele ainda possa ir sendo dirigido e o mesmo não pega, pode ser o interruptor que foi acionado.

fontes

http://www.transaltransportes.com.br
http://www.vrum.com.br/

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dicas sobre Seguro de Automóveis

Seguro do automóvel é aquele dinheiro que sempre temos em desembolsar, mas que na hora da necessidade quebra aquele galho.

A nomenclatura utilizada.

Apólice: documento emitido pela seguradora que contém todos os detalhes do seguro, valores e prazos e garantias. Normalmente é enviada depois da assinatura do contrato.
Prêmio: valor que o segurado paga anualmente para a seguradora podendo ser dividido.
Indenização: valor que a seguradora paga para o segurado quando ocorre algum.
Bônus: é um desconto concedido ao segurado na hora da renovação sem que tenha havido sinistro.
Franquia: valor pago pelo segurado em caso de danos parciais.
Sinistro: qualquer evento ou prejuízo que ocorra com o veículo (acidente, roubo etc.)

Seguro não é somente aquela taxa que ninguém gosta de pagar, mas chega todo ano. Só lembramos de reclamar até que um dia ocorre algo imprevisto, uma batida por exemplo. Nesse momento soltamos um "Ufa" ainda bem que tenho seguro.

O seguro consiste basicamente em uma serviço onde uma empresa assume o risco do seu automóvel e em contrapartida os segurados pagam um prêmio anual utilizando ou não algum serviço e sem direito a reembolso.
Normalmente o valor do seguro varia entre 5% e 10% do valor do carro. Depende do modelo, do perfil do condutor, se possui garagem, se utiliza o veículo para trabalho, essas e outras questões que definem o risco.


Tipos de Franquia


Franquia Normal
O segurado participa do prejuízo com um valor estabelecido previamente pela seguradora, de acordo com o modelo do veículo. O prêmio é menor comparado com a franquia reduzida. É recomendado para a maioria dos casos.

Franquia Reduzida
O segurado participa do prejuízo com um valor 50% menor do que aquele estabelecido pela seguradora como franquia normal. Nessa opção o prêmio aumenta. É recomendado para quem utiliza o seguro com mais frequência.


Veja algumas dicas para escolher o melhor seguro para o seu carro:

1 - Sempre que possível consulte um corretor de seguros, mesmo que vá fechar pela internet ou diretamente com alguma seguradora. O corretor já tem experiência no assunto e normalmente consegue um preço melhor.

2 - Nada de mentiras ou omissões, descreva rigorosa e detalhadamente o uso do carro e quem o dirige. A seguradora sempre fará uma análise antes de arcar com prejuízos.

3 - Não economize na cobertura, é melhor sobrar do que faltar. Gastos com terceiros ou danos físicos quando aumentados na cobertura representam um pequeno aumento no prêmio.



fontes

http://quatrorodas.abril.com.br/
http://www.rentcars.com.br/
http://www.inplusseguros.com.br/

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

VW Golf - Novidade no Mercado

Com quase 30 milhões de unidades vendidas no mundo, o Golf é o carro mais vendido da Volkswagen. Atualmente está na sétima geração vendida somente na Europa.



Aqui no Brasil temos a quarta geração reestilizada, mas a Volks promete produzir a nova versão no México e abastecer o nosso mercado com essa novidade a partir da segunda metade do ano que vem.



Com a frente lembrando todos os últimos lançamentos da marca é na traseira que o modelo ficou mais
bonito.




Acabamento caprichado, pedais mais afastados, melhor posição da alavanca do câmbio e de quebra melhor  coeficiente de atrito que agora é 0,27.

A nova plataforma, MQB, será usada por 40 modelos distintos. Utilizando essa plataforma o Golf perdeu 100 quilos em relação a versão anterior, o que representa desempenho e economia de combustível.

Tecnologia

Novo sistema que desliga um cilindro no caso de uma condução mais tranquila chegando a fazer 20 km/l segundo a Volks, lembrando que com a gasolina utilizada lá, ou seja, nada de etanol.

Assistente de estacionamento(semelhante ao VW Tiguan) e uma câmera que lê os sinais de transito são itens que equipam a versão atual.

Direção progressiva e chassi ativo tornam a rodagem mais confortável.


Peso

Com 100 quilos a menos esta geração pesa exatos 1.050 quilos, só para efeito de comparação o Gol atual pesa 947 quilos e é 35 cm mais curto. Essa otimização foi conseguida com a mudança nos materiais utilizados.

Espaço 

O novo Golf cresceu 5,6 cm no comprimento e 1,3 cm na altura. Internamente isso gerou 1,4 cm a mais para as pernas e 3,1 cm para os ombros.


O porta-malas aumentou 30 litros. Agora o total é 380 litros. A tampa também cresceu facilitando a sua utilização.

Motor

1.4 turbo de 140 cavalos de 4 cilindros e 16 válvulas com injeção direta de combustível.


Preço

Na Europa é vendido a 24.350 euros. Por enquanto não temos uma estimativa de preço aqui no Brasil, mas eu chuto que não vem por menos R$ 70.000, isso numa versão de entrada.

Mercado

O VW Golf tem muitos seguidores fiéis, mas hoje a concorrência esta muito grande. Chevrolet Cruze, Hyundai I30, Ford Focus, Peugeot 308 e Fiat Bravo são alguns concorrentes que vão brigar com ele.



Fontes
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/carros-cia/noticias/novo-vw-golf-pode-vir-ao-brasil
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI316918-10142,00.html

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Crescimento Acelerado

O Brasil tem hoje mais de 193 milhões de habitantes segundo o IBGE. Desse total aproximadamente um sexto possui um automóvel, ou seja, mais de 30 milhões de carros registrados rodando. A previsão é de que em 2014 sejam 4 habitantes para 1 automóvel.

A frota vem ficando mais nova a cada ano. Mais de 40% do total de veículos tem menos que cincos anos de idade.



Os impactos desses números são vistos diariamente nos engarrafamentos que aumentam a cada dia e na falta de vagas. Aqui em Brasília já se fala em rodízio no mesmo modelo de São Paulo.

Outro que vai mudar é o Renavam que ganhará mais dois dígitos a partir de 1º de abril de 2013.

O Renavam traz muitas informações, sobre o chassi, os agregados e as características originais do veículo. Para a expedição do Certificado de Registro de Veículo, por exemplo, o órgão executivo de trânsito consulta o Renavam.

Como a frota cresceu muito o Renavam está próximo do limite máximo comportado. Hoje, ele é composto por nove dígitos. Os números antigos terão acrescidos zeros à esquerda e não serão alterados.

Já fazendo uma previsão outra que irá mudar até a próxima data é nossa conhecida placa que hoje comporta mais de 100 milhões de carros.





Fontes:
http://www.denatran.gov.br/
http://www.ibge.gov.br

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Fiat Marea - Avaliação do Dono

Excelente carro com 160 cavalos de potência(2.4 20v), boa estabilidade, muito confortável, tende a sair de frente nas curvas, cambio manual com encaixes precisos, consumo condizente com o carro.


Carro polêmico! Todo mundo fala mal até andar em um BOM exemplar e se apaixonar. Onde passa chama atenção.


Realmente a manutenção não é barata e não são muitas oficinas aqui em Brasília que possuem profissionais capacitados.


Características

O carro é uma maquina para quem cuida bem, para fazer um motor em um especialista fica entre R$  5.000 e R$ 10.000, barulho envolvente e onde para chama a atenção, é difícil achar hoje um que o dono tenha seguido as manutenções a risca. O óleo deve ser trocado a cada 5000 km sob pena de perder um motor.




Pontos positivos

Barato para comprar, a partir de R$ 10.000 encontram-se alguns, mas muito cuidado com o estado de conservação. Cheio de mimos como marcador de temperatura, luz no porta -luvas, porta moedas, bancos com ajuste de lombar. Carro pouco visado para furto, porta-malas grande, abre o tanque por dentro do carro, vidros elétricos ONE-TOUCH, AIR-BAG, alguns com ABS. O ronco do motor de cinco cilindros em linha, conhecido como fivetch, é unico.



Pontos negativos

Difícil de vender. A manutenção deve estar em dias e não espere um valor alto, pois os mareas em mau estado puxam o preço para baixo.
Manutenção cara e não são todos os profissionais que estão capacitados a trabalhar com este motor. Faróis não iluminam bem talvez pelo tamanho. Algumas peças são difíceis de encontrar e as concessionárias colocam os preços das peças lá no alto.
O preço do seguro é inviável , muitas vezes até metade do valor do carro.
As balanças(braços da suspensão) estragam com muita frequência e a bucha do pivô não é trocada sozinha, então tem que trocar tudo, R$ 600 reais cada na concessionaria ou R$ 200 paralela que não dura muito.

Não se engane, mesmo o Fiat Marea tendo preço de um gol ou celta por exemplo, ele é um carro de uma categoria superior hoje comparada ao Linea, ou seja, não é porque ele desvalorizou mais de 70% do preço que as peças de reposição vão acompanhar. Este carro tem muita tecnologia e robustez, o problema dele são donos que não dão conta de mantê-lo e a Fiat que queima seus próprios carros. A durabilidade dele é proporcional ao quão cuidadoso o proprietário é.

Eu não recomendo este carro para quem não entende do assunto, pois ele requer bastante atenção e cuidados especiais. É necessário ter um mecânico de confiança e ter paciência em alguns reparos.

Hoje é um carro muito bom para fins de semana e serve bem para passeios e viagens. O consumo de 10 km/l é bom. Não é indicado para o uso severo do dia a dia.

Nada de ouvir quem nunca teve um!

Pessoal segue um relato muito interessante de um proprietário de uma marea turbo.

Na verdade eu abri o motor do meu carro no início desse ano por PREVENÇÃO......já que a km chegou nos 180.000.

E apenas o anel do 1º cilindro estava virado e os retentores das válvulas estavam ressecados, produzindo um pouco

de fumaça. No mais, tudo perfeito....

No dia 10 de outubro meu carro completou 11 anos na minha mão (comprei em 2001 com 6 mil km).

É IMPRESCINDÍVEL que as manutenções sejam feitas de forma preventiva e antes do prazo estipulado no manual, assim

como as trocas de óleo e filtro.

Quando estiver na dúvida se troca ou não uma determinada peça, TROQUE !!!

Procure sempre originais ou no mínimo paralelas de excelente qualidade.

E fuja desse tipo de "mexânico" !!!

Imagina vc indo ao médico precisando fazer uma cirurgia de emergência e o médico fala:

"Não opero.....somente trato dor de barriga" .....

É a mesma coisa......claro guardada as devidas proporções......

Felizmente hoje temos várias oficinas reparadoras e preparadoras especializadas em Marea espalhadas pelo país.
E a oferta de peças de reposição melhorou muito.


Por Décio(Carmagedon) 

fotos tiradas do google


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dicas para negociar melhor

A habilidade de negociar é útil em qualquer área de negócios, especialmente na hora de comprar e vender carros.

Veja algumas dicas que podem ajudar na hora da negociação.

1 - Tudo pode ser negociado

Parece meio estranho, mas trazendo para o mercado automotivo pense da seguinte maneira. Na hora que for comprar tudo é possível, acessórios, cores, motores, modelos, preços, prazos, o comprador manda. Na hora de vender ouça todas as propostas, às vezes vender o jogo de rodas separado ou o som pode ser mais lucrativo.

2 - Preste bastante atenção

Ouvir tudo que o vendedor tem a dizer e dar tempo dele responder suas respostas. Muitas vezes a pressa e a falta de atenção tomam controle da situação o que é vantagem para o vendedor e desvantagem para o comprador. Ouça atentamente tudo que é prometido, leve propagandas. Anote se for necessário.
Caso esteja vendendo a dica serve para que a proposta recebida seja bem entendida, veja bem as condições do comprador em potencial.
Não interrompa. É melhor sempre receber mais informações.

3 - Planejamento

Sempre tente saber um pouco mais do carro que está comprando. Preços praticados no mercado, particulares e concessionárias, garantias, possíveis defeitos. Se for financiamento a regra é: NUNCA contabilize somente o valor da parcela, mas some também o valor do seguro, manutenções, IPVA e o combustível.
No caso de venda é obrigatório saber detalhes do seu carro mesmo que o tenha a pouco tempo. Última manutenção, consumo, defeitos, documentação.

4 - Peça muito e ofereça pouco

Sempre valorize o seu carro. Sabe aquela lei do desconto que só ganha quem pede? Ela se aplica na hora que for comprar. Não é necessário desvalorizar ou colocar defeitos no carro pretendido, só ofereça menos do que está sendo pedido. Geralmente os preços são colocados com uma margem para dar o desconto. Isso vale quando for vender. Coloque um pouco a mais. Todo mundo gosta de ter vantagem em uma negociação.

5 - Tenha argumentos

Tenha sempre em mente as razões que o levam a pedir mais no seu carro ou oferecer menos no outro. Nada de mentiras. Tudo tem um valor diferente para cada tipo de pessoa. Às vezes, aquele polimento ou lavagem do estofamento, cor diferenciada já servem como justificativa para manter sua posição. Mas Lembre-se da primeira dica.

6 - Tenha paciência

Muita calma na hora da compra tente explorar a pressa do vendedor. Eles sempre dão a impressão que temos pouco tempo.
Para vender mais paciência ainda, segure o preço que achar justo, nada de desvalorizar o seu carro. Claro que depende da sua situação.

7 - Não feche na primeira oferta

Como já alertamos aqui a primeira oferta por mais tentadora que seja é na grande maioria das vezes muito pior que as seguintes. No caso da compra, peça mais alguma coisa ou algum desconto.
Já se você for o vendedor muito provavelmente o lance oferecido não deve ser o pedido. Espere, pense, peça mais.

8 - Nada é de graça

Essa regra vale para tudo. Sempre que estiver negociando algum carro tenha em mente que tudo tem um valor, seja ele alto ou baixo. Fuja de algum lugar que insiste em te DAR alguma coisa. Lembre-se do preço final. Aquela conversa de que os tapetes e os frisos são de graça. Normalmente o anúncio diz compre um carro e ganhe os tapetes e os frisos. Tente comprar um carro e levar dois jogos de tapetes ou frisos a mais do que o seu carro comporta. Tudo tem um preço, negocie.
Se estiver vendendo nada de oferecer som de graça ou rodas de liga leve. O carro tem um valor com os acessórios e outro sem, utilize o poder de barganha.

9 - Negócio bom é vantajoso para ambos os lados

Aquela compra ou venda é tida como um bom negócio quando as duas partes envolvidas terminam ganhando. Não pense só em preço. Existem vários fatores que levam um comprador a ficar satisfeito com uma compra, eles vão desde um bom atendimento até um prazo mais curto de entrega.
Vendedor analise condições, trocas, troca de favores, muitas opções que vão além do dinheiro.

10 - Plano B

É bom sempre termos uma outra alternativa para não ficarmos "vendidos". Tente sempre demonstrar que essa não é a única opção. Quando de inicio já mostramos que fazemos qualquer negócio o prejuízo já começou ali. Utilize a sua barriga a seu favor. Está no meio de uma negociação que não vai nada bem. Pare tudo e vá fazer aquela refeição, tome um sorvete, por que não uma cerveja para esfriar a cabeça.


Este texto foi adaptado do artigo escrito por Márcio Miranda.
10 dicas para você negociar melhor

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Carros NP - CUIDADO

Muitos anúncios com carros novos por um valor muito abaixo do preço de mercado, cuidado. Estes anúncios algumas vezes trazem as palavras NP.

NP - Não Pago

Este de tipo de negócio consiste em vender um carro que está financiado com parcelas atrasadas e não compensa pagar a dívida. Ou seja, o carro foi financiado por alguém, algumas vezes laranjas que emprestam seus nomes para serem usados, que não pagou as prestações e o vende por um preço muito aquém do valor. O problema é que o bem financiado é de propriedade da financeira até o momento da quitação, ou fica no nome do proprietário alienado a instituição financeira. Resumindo, o titular do financiamento tem direito ao uso do veículo e em contrapartida a financeira tem a garantia que caso o bem não seja pago ela possa reavê-lo.

Como funciona

Ao atrasar uma quantidade máxima de prestações estipuladas pela própria financeira o titular assume o risco da mesma entrar com uma ação de busca e apreensão. Confiando na boa vontade das financeiras e na velocidade jurídica envolvida, esses carros são vendidos várias e várias vezes até que um sortudo perde o dinheiro gasto e o carro.

Riscos

Primeiro, vender um bem que não te pertence é ilegal. Muitos se valem de procurações em cartório que não garantem nada. O comprador corre o risco de ficar sem carro a qualquer momento e ter que dar esclarecimentos sobre como foi adquirido aquele bem perante a justiça.

De fato, não vai para a cadeia quem não pagar, mas o constrangimento de ter um carro apreendido e sem contar que a justiça deverá investigá-lo.

Fuja desse tipo de negócio, além de não ser lucrativo é ilícito.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Hyundai HB20 1.6 - Primeiras Impressões

Já falamos aqui do Hyundai HB20 antes, mas agora vamos aprofundar na versão mais "apimentada".





Com motor 1.6 e 128 cavalos abastecido com Etanol ou 122 cavalos com gasolina veja no final os números dos testes. [CarAndDriver]



Um detalhe importante é que a versão 1.6 vem com câmbio com trava para ré e manopla mais ergonômica. Além do motor o câmbio nessa versão também é outro, melhor ajustado para o motor mais potente.

Chave canivete para todas as versões


Preço Inicial da versão 1.6 é de R$ 36.995(Comfort), já inclusos ABS com EBD, mas não vem com desembaçador traseiro, rodas de liga leve, travas e vidros elétricos.

Repetidores somente nas versões: Comfort Style e Premium
A versão mais indicada pelo custo-beneficio é a Comfort Plus que custa R$ 2000.00 a mais e já traz vidros e travas elétricas, desembaçador, alarme e tecido nas portas. O rádio nessa versão é opcional e custa um pouco menos que R$ 1.000.

Por R$6.000 a mais que a Comfort Plus, a versão Premium não oferece muito mais, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento e crepuscular (acende os faróis quando escurece), banco bipartido e faróis mascara prateada. Se quiser adicionar o câmbio automático prepare-se para colocar mais R$ 3.000,00 nas versões Premium ou Comfort Style que vão para R$ 45.995 e R$ 47.995, respectivamente.

Farol Máscara Negra. Versão Comfort Plus.
Farol Máscara Cromada. Versão Premium.

Para adicionar uma cor perolizada acrescente R$ 1.245 ao preço.

Ficha Técnica
Motor 1.6 16v com comando variável de válvulas e flex
Peso 1000 quilos
Porta-malas de 50 litros
Torque de 16,5 mkgf
0 a 100 km/h em 9,7 segundos.
0 a 160 km/h em 28 segundos.
Velocidade Máxima de 188 km/h.
Frenagem de 100 km/h até parar ele percorre 46 metros.

Consumo com Etanol
Na cidade 8,5 km/l.
Na estrada de 11,1 km/l.
Média de 9,8 km/l.


fontes:
http://www.caranddriver.com/
http://m.carros.uol.com.br/album/

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Placas Refletivas - Fique por Dentro

As Placas Refletivas são novos modelos de placas que melhoram a sua visualização durante à noite quando são iluminadas. Elas funcionam refletindo a luz, muito parecidas com o famoso "olho de gato". Elas são envolvidas por um plástico refletivo. O que aumenta a durabilidade da mesma.




A Resolução 372/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) prevê que todos os carros novos desde abril de 2012 venham com a placa refletiva. Os carros que já possuem placas do modelo antigo não precisam trocar, exceto nos casos de transferência de município ou estado, perda ou deterioração ou se o dono assim o quiser.

Esteticamente eles deixam o carro mais "charmoso", mas o verdadeiro motivo de sua implantação é facilitar a visualização por parte dos agentes de fiscalização de trânsito.

A ideia é que o seu veículo não saia apagado na foto.


Na realidade elas aumentam a segurança no trânsito a medida que o seu carro fica mais visível em situações adversas.

Na prática o valor do emplacamento mais que dobrou, passou de R$52,98 para R$111,58 aqui no Distrito Federal.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pneus Novos - Dianteira ou Traseira?

Vai trocar os pneus e só vai colocar um par novo? Em qual eixo colocar os novos?

Primeiro, nunca se deve andar com pneus carecas em qualquer que seja o eixo, a questão aqui é onde colocar os novos comparando com outros dois pneus que ainda possuem condição de rodar. Um pneu tem o seu uso recomendado quando não ultrapassa o limite determinado pelo TWI - Tread Wear Indicator (Indicador de Desgaste). O TWI nada mais é que uma elevação localizada nos sulcos dos pneus que indica a altura mínima(1,6 mm) indicada para que o pneu possa ser usado com segurança.



O melhor é sempre colocar os quatro pneus novos, contra isso não há nenhuma objeção, é unanimidade.
O problema surge quando dois pneus são novos e os outros dois são usados. Em qual eixo colocar? É recomendado sempre trocar pelo menos o par e evitar ao máximo trocar um somente pneu. Até agora assunto carimbado, todos recomendam a mesma coisa.

Vamos ao que interessa. Traseira ou Dianteira?

Existem diversas matérias, videos e sites que recomendam colocar os pneus novos na traseira com a justificativa(correta!) que o carro com pneus usados no eixo traseiro perderá a traseira nas curvas podendo rodar e causar um acidente.

http://www.youtube.com/watch?v=rDkD6GYbPPk
http://www.youtube.com/watch?v=VWuW2C7OTtc&feature=related

Existem em menor quantidade sites e matérias que recomendam o contrário, pneus novos na dianteira. E esta é a minha opinião.

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2010/01/pneus-novos-na-dianteira-por-favor.html
http://autoservico.blogspot.com.br/2009/12/pneus-novos-devem-ser-colocados-na.html


Só lembrando que é uma opinião com base na minha experiência como motorista (Não sou nem piloto e muito menos técnico automotivo). Aqui vale lembrar que cada um tenha a responsabilidade de escolher aquela opção que julgar ser melhor.

Partindo da ideia que freio a disco é melhor que o freio a tambor, pois o disco resfria mais rápido, não acumula água e tende a travar menos que o tambor. Por que eles estão na dianteira e não na traseira? Porque na hora de uma frenagem 70% do peso do carro fica por conta do eixo dianteiro e outros 30% no eixo traseiro.
Por exemplo, uma freada repentina em uma faixa de pedestres em uma reta. Imaginem pneus usados na frente, a chance de travar os pneus aumenta o que aumenta o espaço para que o carro consiga parar.

Aquaplanagem(clique em cima para maiores informações) é quando o pneu perde contato com o solo, basicamente.

Imaginem uma situação de aquaplanagem, caso o eixo dianteiro perca o contato com o solo o motorista vira passageiro, numa curva o carro passa direto, fato. Mas se o de trás aquaplanar também vou passar pela curva só que de lado, depende, como o eixo dianteiro passa primeiro na poça d'água ele tende a "cortar" a água antes que o pneu traseiro passe facilitando a vida do eixo traseiro.

A grande questão é que no caso do vídeo apresentando, que é uma curva rápida, aberta e com água no asfalto. Esse fatores ocorrem com maior frequência em viagens e não em uso urbano, onde temos mais semáforos, faixas de pedestres, local onde a velocidade média é menor e as curvas são em sua maioria feitas em baixa velocidade.

Eu já tive a experiencia de perder a dianteira e a traseira em curvas rápidas e por isso prefiro os pneus bons na dianteira. Na primeira, a sensação do motorista é a de que nada que ele possa fazer irá adiantar, já no caso da traseira começar a sair dá a impressão que o motorista ainda tem o controle.

Lembrando que o melhor mesmo é ter sempre os quatro pneus novos.

Prudência é a melhor escolha!



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Toyota Etios - Novidade no Mercado

O novo compacto da japonesa Toyota se chama Etios. Feito para atingir o mercado dos países emergentes como o Brasil e a Índia onde ele já é fabricado desde 2010.



O exterior não impressiona, mas o interior possui bastante espaço. Com o velocímetro e o conta-giros(dependendo da versão) localizados no centro do painel semelhante aos da Citroen(digital) pode causar estranheza por ser analógico.


Não há computador de bordo e ajuste elétrico dos espelhos retrovisores em nenhuma versão, nem como opcional. As saídas de ar centrais ficam uma em cima da outra, nada funcional. Um limpador de para-brisa somente igual ao Fiat Mille(Uno).

Com motor de 1.3 litros de quatro cilindros e com 16 válvulas com aproximadamente 84/90 cavalos de potência e 1.5 litros com aproximados 92/97 cavalos de potência com gasolina e álcool respectivamente.



Versões

Etios 1.3: R$ 29.990 (duplo air-bag)
Etios 1.3 X: R$ 33.490 ( + direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção elétrica, freios ABS com EBD e desembaçador traseiro)
Etios 1.3 X com ar: R$ 36.190
Etios 1.3 XS: R$ 38.790 ( +  ar-condicionado,  rádio, CD player e entrada USB, conta-giros, e vidros e travas elétricas nas quatro portas,  maçanetas e retrovisores na cor do veículo)
Etios 1.5 XLS: 42.790 (+  grade cromada, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15', abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle e alarme)



O porta-malas tem somente 270 litros, 30 litros a menos que o do Hyundai HB20 e 15 litros a menos que o do VW Gol. Espaço interno maior e porta-malas menor.




Em 2013 a Toyota promete que irá fabricar aqui uma espécie de Etios Cross para tentar aumentar a aceitação brasileira. A ideia é melhorar o visual, colocar alguns acessórios e pronto. Nada mecânico será mudado. Adesivos, faróis escurecidos, muitos plásticos e personalização nos tecidos internos é o que será acrescentado nessa versão que deverá facilmente passar da casa dos R$ 40.000,00.



A maior vantagem desse modelo é a confiabilidade da Toyota aqui no Brasil, me arrisco a dizer que não venderá tanto quanto o Hyundai HB20 por conta do design, mas com certeza tomará um fatia do mercado das marcas já consolidadas.

fontes:
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/segredos/projecoes/conheca-o-toyota-etios-cross/3134
http://autossegredos.com.br/?p=32463
http://invertia.terra.com.br/carros-motos/noticias/0,,OI6161038-EI19500,00-Toyota+Etios+chega+em+versoes+conheca+e+veja+seus+rivais.html
http://www.vrum.com.br/app/306,19/2012/09/17/interna_noticias,45224/toyota-etios-e-lancado-nas-versoes-hatch-e-seda-com-precos-entre-r-29-990-e-r-44-690.shtml

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Chevrolet Onix - Novidade no Mercado

O novo modelo da Chevrolet será apresentado oficialmente a partir de 24 de outubro no 27º Salão do Automóvel, que ocorrerá em São Paulo.


As informações preliminares são que ele virá com motor 1.0 e 1.4, ambos de 8 válvulas, com 80 e 106 cavalos respectivamente.

O grande atrativo do Onix será o novo sistema MyLink. Este sistema consiste em uma tela touchscreen com conectividade para smartphones. Aparentemente nada muito diferente das centrais multimídias existentes e sistemas como o Connect da Fiat, vamos esperar para ver os diferenciais.


Outro ponto a favor é que a Chevrolet promete colocar a disposição o câmbio automático de seis velocidades, o mesmo que equipa o Cruze hoje, mas a princípio virá com câmbio manual de cinco velocidades. Este câmbio automático vai levar vantagem sobre o do Hyundai HB20 que oferece o câmbio automático de 4 velocidades, mesmo encontrado no KIA Picanto.


A grande questão fica em como a Chevrolet vai posicionar o Onix. Celta, Classic, Corsa, Agile, este último poderá ter suas vendas prejudicas pelo novo modelo a depender da faixa de preço. Acredito que o Onix fica na casa dos R$ 33.000,00 nas primeiras versões e deve passar dos R$ 40.000,00 nas versões completas.

A dica é se você está pensando em comprar um hatch espere mais um pouco, pois o mercado vai receber mais alguns modelos até o fim do ano. O líder Volkswagen Gol que se cuide.


fontes:
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI318217-10142,00.html
http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/gm-onix-e-hyundai-hb20-eles-querem-desbancar-o-gol-chevrolet-toyota
http://carsale.uol.com.br/editorial/segredos/9967-chevrolet-onix-ainda-e-flagrado-rodando-em-testes
http://autossegredos.com.br/?p=32757

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cuidado com a Fiscalização

Fim de ano chegando e começam as fiscalizações, muitos agentes de trânsito do DETRAN nas ruas aqui em Brasília.



CUIDADO

Desde 1º de outubro começou a fiscalização do licenciamento 2012.

Veículo não licenciado receberá multa de R$ 191,54 mais 7 pontos na carteira de habilitação, além de ser apreendido.
Caso esteja com o licenciamento quitado, mas sem o documento receberá uma multa de R$ 53,20 mais 3 pontos na carteira e o veículo fica retido até ser sanado o problema.

 Para rodar tranquilo medidas simples devem ser tomadas. Verificar alguns itens já evitam maiores dores de cabeça.

Itens principais:

Extintor de incêndio se está no prazo de validade e preso ao local certo;
Todas as lâmpadas externas;
Triângulo de sinalização;
Pneus, inclusive o estepe. Verifique o indicador de desgaste.

Qualquer problema em algum desses itens, multa de R$ 127,69 mais cinco pontos na carteira. Lembrando que é uma multa para cada item com problema.

O CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo do ano atual só é emitido se não houver débitos ou multas vencidas.

É melhor não arriscar, ser pego em uma blitz é mais caro, pois é necessário pagar o débito existente e mais uma multa.
 

fontes:

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Hyundai HB20 - Novidade no Mercado

Novidade no mercado, o tão esperado Hyundai HB20 chegou.



O HB20 foi lançado dia 12/09 em Comandatuba, Bahia e será  fabricado em Piracicaba, interior de São Paulo. A fábrica será capaz de produzir 150.000 unidades/ano.


Nosso Hyundai HB20
Concepção
Primeiro vamos entender o nome do carro. HB vem de "Hyundai Brasil" e o "20" é o número usado pela Hyundai para identificar globalmente o tamanho da plataforma dos seus modelos.
O HB20 compartilha a mesma plataforma do I20, modelo vendido na Europa. A diferença é que a versão nacional foi totalmente adaptada para o mercado brasileiro. O que significa melhor design, materiais mais baratos e falta de itens de segurança. 
Realmente o visual do HB20 é mais arrojado agora será que ele virá com todos os itens que compõem a versão europeia?


Hyundai I20 

Vale lembrar que a versão de primeiro mundo obteve 5 estrelas do Euro NCAP, pontuação máxima. Equipado com:
6 airbags, ABS - Anti-lock Braking System (Sistema Antitravamento de frenagem);
EBD - Electronic Brakeforce Distribution (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem);
TCS - Traction Control System(Sistema de Controle de Tração);
ESP - Electronic Stability Program (Programa Eletrônico de Estabilidade);
Encostos de cabeça ativos o I20 está em outro padrão de mercado. 

O HB20  na versão inicial acompanha 2 airbags de série e o ABS é opcional. Mas tem ar condicionado e computador de bordo.

Quantas estrelas o nosso HB20 ganharia se fosse submetido ao mesmo Crash Test do seu irmão europeu? Eu acho que no máximo 3 estrelas.

Porque não vender o I20 aqui no Brasil?
Primeiro, o custo aumentaria muito devido aos itens de segurança e a qualidade do material, isso elevaria o preço do carro. Segundo, que para as montadoras o perfil do consumidor brasileiro prioriza o visual, então segurança vem em segundo plano.




Motor HB20
Todas as verões são flexíveis e a Hyundai especifica que todas virão com CVVT - Continuos Variable Valve Timing(comando de válvulas continuamente variável), que aumenta o desempenho e diminui o consumo, basicamente o que este sistema faz, é ajustar a posição do comando de válvulas de acordo com as rotações do motor.

O 1.0 compartilha o mesmo motor do Kia Picanto, 1.0 de três cilindros de aproximadamente 80 cavalos.

Já o 1.6 compartilha o mesmo motor do Veloster com 128 cavalos, que também equipa o Kia Soul. A diferença é que o Veloster não é flex.



Vendas
Garantia de 5 anos sem limite de quilometragem para uso particular, assistência 24 horas durante o primeiro ano e as duas primeiras revisões são gratuitas, as demais com o valor da mão de obra de R$ 150,00/hora.
Seguro estimado pela própria Hyundai de R$ 1.300,00 e R$ 1.600,00, para o 1.0 e 1.6 respectivamente.


Versões e Preços 
1.0 Comfort R$ 31.995 (ar condicionado, direção hidráulica, airbag duplo e computador de bordo )
1.0 Comfort Plus R$ 33.995 (+ alarme fechamento automático, vidros one-touch(motorista) e desembaçador)
1.0 Comfort Style R$ 37.995 (+ ABS/EBD, luz de neblina, repetidor de seta e regulagem altura/profundidade do volante)

1.6 Comfort R$ 36.995 (mesmo da 1.0 Comfort + ABS/EBD)

1.6 Comfort Plus R$ 38.995 (mesmo da 1.0 Comfort Plus + ABS/EBD)
1.6 Comfort Style R$ 42.995 (sistema de audio MP3/USB/AUX com comandos no volante)
1.6 Premium R$ 47.995 (tudo das outras mas painel com duas tonalidades, volante revestido em couro, farol com moldura cromada e rodas de 15 polegadas)

As duas últimas versões com motor 1.6 podem vir com cambio automático de 4 velocidades.

O porta-malas tem capacidade de 300 litros e 900 litros com os bancos traseiros rebatidos.


No site da Hyundai não tem a especificação do peso do HB20, mas é muito provável que ele seja mais leve que o seu irmão Veloster, o que dá ao menor vantagem em acelerações e retomadas por ser mais leve.



Em 2013 a Hyundai promete lançar o sedan e o SUV do HB20.

Os alertas ficam por conta da reposição de peças e possíveis primeiros defeitos que consequentemente chegam com modelos novos. 
Mesmo não sendo tão completo quanto o irmão europeu eu acredito que este modelo vai vender muito no nosso mercado. O preço é competitivo e forçará os concorrentes a equiparem melhor seus modelos atuais. Essa briga vai ficar melhor quando tivermos Toyota Etios e Chevrolet Onix no páreo.




fontes:
http://www.hb20.com.br
http://en.wikipedia.org/wiki/Hyundai_i20
http://carplace.virgula.uol.com.br/hyundai-i20-2012-tem-precos-a-partir-do-equivalente-a-r-28-55700-na-espanha/
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/blogs/da-redacao/hyundai-hb20-estreia-hoje-na-tv/2942
http://in.news.yahoo.com/hyundai-unveils-the-new-hb20.html
http://indianautosblog.com/2012/09/hyundai-hb20-vs-hyundai-i20-eber-carmo
http://www.leftlanenews.com/hyundai-hb20.html