Páginas

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pneus Novos - Dianteira ou Traseira?

Vai trocar os pneus e só vai colocar um par novo? Em qual eixo colocar os novos?

Primeiro, nunca se deve andar com pneus carecas em qualquer que seja o eixo, a questão aqui é onde colocar os novos comparando com outros dois pneus que ainda possuem condição de rodar. Um pneu tem o seu uso recomendado quando não ultrapassa o limite determinado pelo TWI - Tread Wear Indicator (Indicador de Desgaste). O TWI nada mais é que uma elevação localizada nos sulcos dos pneus que indica a altura mínima(1,6 mm) indicada para que o pneu possa ser usado com segurança.



O melhor é sempre colocar os quatro pneus novos, contra isso não há nenhuma objeção, é unanimidade.
O problema surge quando dois pneus são novos e os outros dois são usados. Em qual eixo colocar? É recomendado sempre trocar pelo menos o par e evitar ao máximo trocar um somente pneu. Até agora assunto carimbado, todos recomendam a mesma coisa.

Vamos ao que interessa. Traseira ou Dianteira?

Existem diversas matérias, videos e sites que recomendam colocar os pneus novos na traseira com a justificativa(correta!) que o carro com pneus usados no eixo traseiro perderá a traseira nas curvas podendo rodar e causar um acidente.

http://www.youtube.com/watch?v=rDkD6GYbPPk
http://www.youtube.com/watch?v=VWuW2C7OTtc&feature=related

Existem em menor quantidade sites e matérias que recomendam o contrário, pneus novos na dianteira. E esta é a minha opinião.

http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2010/01/pneus-novos-na-dianteira-por-favor.html
http://autoservico.blogspot.com.br/2009/12/pneus-novos-devem-ser-colocados-na.html


Só lembrando que é uma opinião com base na minha experiência como motorista (Não sou nem piloto e muito menos técnico automotivo). Aqui vale lembrar que cada um tenha a responsabilidade de escolher aquela opção que julgar ser melhor.

Partindo da ideia que freio a disco é melhor que o freio a tambor, pois o disco resfria mais rápido, não acumula água e tende a travar menos que o tambor. Por que eles estão na dianteira e não na traseira? Porque na hora de uma frenagem 70% do peso do carro fica por conta do eixo dianteiro e outros 30% no eixo traseiro.
Por exemplo, uma freada repentina em uma faixa de pedestres em uma reta. Imaginem pneus usados na frente, a chance de travar os pneus aumenta o que aumenta o espaço para que o carro consiga parar.

Aquaplanagem(clique em cima para maiores informações) é quando o pneu perde contato com o solo, basicamente.

Imaginem uma situação de aquaplanagem, caso o eixo dianteiro perca o contato com o solo o motorista vira passageiro, numa curva o carro passa direto, fato. Mas se o de trás aquaplanar também vou passar pela curva só que de lado, depende, como o eixo dianteiro passa primeiro na poça d'água ele tende a "cortar" a água antes que o pneu traseiro passe facilitando a vida do eixo traseiro.

A grande questão é que no caso do vídeo apresentando, que é uma curva rápida, aberta e com água no asfalto. Esse fatores ocorrem com maior frequência em viagens e não em uso urbano, onde temos mais semáforos, faixas de pedestres, local onde a velocidade média é menor e as curvas são em sua maioria feitas em baixa velocidade.

Eu já tive a experiencia de perder a dianteira e a traseira em curvas rápidas e por isso prefiro os pneus bons na dianteira. Na primeira, a sensação do motorista é a de que nada que ele possa fazer irá adiantar, já no caso da traseira começar a sair dá a impressão que o motorista ainda tem o controle.

Lembrando que o melhor mesmo é ter sempre os quatro pneus novos.

Prudência é a melhor escolha!



Nenhum comentário:

Postar um comentário