Muitos anúncios com carros novos por um valor muito abaixo do preço de mercado, cuidado. Estes anúncios algumas vezes trazem as palavras NP.
NP - Não Pago
Este de tipo de negócio consiste em vender um carro que está financiado com parcelas atrasadas e não compensa pagar a dívida. Ou seja, o carro foi financiado por alguém, algumas vezes laranjas que emprestam seus nomes para serem usados, que não pagou as prestações e o vende por um preço muito aquém do valor. O problema é que o bem financiado é de propriedade da financeira até o momento da quitação, ou fica no nome do proprietário alienado a instituição financeira. Resumindo, o titular do financiamento tem direito ao uso do veículo e em contrapartida a financeira tem a garantia que caso o bem não seja pago ela possa reavê-lo.
Como funciona
Ao atrasar uma quantidade máxima de prestações estipuladas pela própria financeira o titular assume o risco da mesma entrar com uma ação de busca e apreensão. Confiando na boa vontade das financeiras e na velocidade jurídica envolvida, esses carros são vendidos várias e várias vezes até que um sortudo perde o dinheiro gasto e o carro.
Riscos
Primeiro, vender um bem que não te pertence é ilegal. Muitos se valem de procurações em cartório que não garantem nada. O comprador corre o risco de ficar sem carro a qualquer momento e ter que dar esclarecimentos sobre como foi adquirido aquele bem perante a justiça.
De fato, não vai para a cadeia quem não pagar, mas o constrangimento de ter um carro apreendido e sem contar que a justiça deverá investigá-lo.
Fuja desse tipo de negócio, além de não ser lucrativo é ilícito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário