Excelente carro com 160 cavalos de potência(2.4 20v), boa estabilidade, muito confortável, tende a sair de frente nas curvas, cambio manual com encaixes precisos, consumo condizente com o carro.
Carro polêmico! Todo mundo fala mal até andar em um BOM exemplar e se apaixonar. Onde passa chama atenção.
Realmente a manutenção não é barata e não são muitas oficinas aqui em Brasília que possuem profissionais capacitados.
Características
O carro é uma maquina para quem cuida bem, para fazer um motor em um especialista fica entre R$ 5.000 e R$ 10.000, barulho envolvente e onde para chama a atenção, é difícil achar hoje um que o dono tenha seguido as manutenções a risca. O óleo deve ser trocado a cada 5000 km sob pena de perder um motor.
Pontos positivos
Barato para comprar, a partir de R$ 10.000 encontram-se alguns, mas muito cuidado com o estado de conservação. Cheio de mimos como marcador de temperatura, luz no porta -luvas, porta moedas, bancos com ajuste de lombar. Carro pouco visado para furto, porta-malas grande, abre o tanque por dentro do carro, vidros elétricos ONE-TOUCH, AIR-BAG, alguns com ABS. O ronco do motor de cinco cilindros em linha, conhecido como fivetch, é unico.
Pontos negativos
Difícil de vender. A manutenção deve estar em dias e não espere um valor alto, pois os mareas em mau estado puxam o preço para baixo.
Manutenção cara e não são todos os profissionais que estão capacitados a trabalhar com este motor. Faróis não iluminam bem talvez pelo tamanho. Algumas peças são difíceis de encontrar e as concessionárias colocam os preços das peças lá no alto.
O preço do seguro é inviável , muitas vezes até metade do valor do carro.
As balanças(braços da suspensão) estragam com muita frequência e a bucha do pivô não é trocada sozinha, então tem que trocar tudo, R$ 600 reais cada na concessionaria ou R$ 200 paralela que não dura muito.
Não se engane, mesmo o Fiat Marea tendo preço de um gol ou celta por exemplo, ele é um carro de uma categoria superior hoje comparada ao Linea, ou seja, não é porque ele desvalorizou mais de 70% do preço que as peças de reposição vão acompanhar. Este carro tem muita tecnologia e robustez, o problema dele são donos que não dão conta de mantê-lo e a Fiat que queima seus próprios carros. A durabilidade dele é proporcional ao quão cuidadoso o proprietário é.
Eu não recomendo este carro para quem não entende do assunto, pois ele requer bastante atenção e cuidados especiais. É necessário ter um mecânico de confiança e ter paciência em alguns reparos.
Hoje é um carro muito bom para fins de semana e serve bem para passeios e viagens. O consumo de 10 km/l é bom. Não é indicado para o uso severo do dia a dia.
Nada de ouvir quem nunca teve um!
Pessoal segue um relato muito interessante de um proprietário de uma marea turbo.
Na verdade eu abri o motor do meu carro no início desse ano por PREVENÇÃO......já que a km chegou nos 180.000.
E apenas o anel do 1º cilindro estava virado e os retentores das válvulas estavam ressecados, produzindo um pouco
de fumaça. No mais, tudo perfeito....
No dia 10 de outubro meu carro completou 11 anos na minha mão (comprei em 2001 com 6 mil km).
É IMPRESCINDÍVEL que as manutenções sejam feitas de forma preventiva e antes do prazo estipulado no manual, assim
como as trocas de óleo e filtro.
Quando estiver na dúvida se troca ou não uma determinada peça, TROQUE !!!
Procure sempre originais ou no mínimo paralelas de excelente qualidade.
E fuja desse tipo de "mexânico" !!!
Imagina vc indo ao médico precisando fazer uma cirurgia de emergência e o médico fala:
"Não opero.....somente trato dor de barriga" .....
É a mesma coisa......claro guardada as devidas proporções......
Felizmente hoje temos várias oficinas reparadoras e preparadoras especializadas em Marea espalhadas pelo país.
E a oferta de peças de reposição melhorou muito.
Por Décio(Carmagedon)
fotos tiradas do google
Nenhum comentário:
Postar um comentário